sexta-feira, 12 de agosto de 2011

VOCÊ É UM NÚMERO - Clarice Lispector


    Se você não tomar cuidado, vira um número até para si mesmo. Porque a partir do instante em que você nasce classificam-no com um número. Sua identidade no Félix Pacheco é um número. O registro civil é um número.Seu título de eleitor é um número.Profissionalmente falando você também é.Para ser motorista,tem carteira com número,e chapa de carro.No Imposto de Renda,o contribuinte é identificado com um número.Seu prédio,seu telefone,seu numero de apartamento _ tudo é número.
     Se é dos que abrem crediário, para eles você é um número. Se tem propriedade, também. Se é sócio de um clube, tem um número. Se é imortal da Academia Brasileira de Letras, tem o número da cadeira.
     É por isso que vou tomar aulas particulares de Matemática. Preciso saber das coisas. Ou aulas de Física. Não estou brincando; vou mesmo tomar aulas de Matemática; preciso saber alguma coisa sobre cálculo integral.
     Se você é comerciante, seu alvará de localização o classifica também.
     Se é contribuinte de qualquer obra de beneficência, também é solicitado por um número. Se faz viagem de passeio ou de turismo ou de negócio, recebe um número. Para tomar um avião, dão-lhe um número. Se possui ações, também recebem um, como acionista de uma companhia. E claro que você é um número no recenseamento. Se é católico, recebe número de batismo. No registro civil ou religioso, você é numerado. Se possui personalidade jurídica, tem. Enquanto a gente morre, no jazigo, tem um número. E a certidão de óbito também.
     Nós não somos ninguém?Protesto. Aliás é inútil o protesto.E vai ver o meu protesto também é um número.
     Uma amiga minha contou que, no Alto Sertão de Pernambuco, Uma mulher estava com o filho doente, desidratado, foi para o Posto de Saúde. E recebeu a ficha número 10. Mas dentro do horário previsto pelo médico a criança não pode ser atendida porque só atenderam até o número 9. A criança morreu por causa de um número.
     Se há uma guerra, você é classificado por um número. Numa pulseira com placa metálica, se não me engano. Ou numa corrente de pescoço, metálica.
     Nós vamos lutar contra isso. Cada um é um, sem número. O si - mesmo é apenas si - mesmo.
     E Deus não é um número.
     Vamos ser gente, por favor!Nossa sociedade esta nos deixando secos como um número seco, como um osso branco seco exposto ao sol. Meu número íntimo é 9. Só. 8. Só. 7. Só. Sem somá-los nem transformá-los em novecentos e oitenta e sete, Estou me classificando com um número?Não, a intimidade não deixa. Veja, tentei varias vezes na vida não ter numero e não escapei.O que faz com que precisemos de muito carinho,de nome próprio,de genuinidade.Vamos amar que amor não tem numero.ou tem? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário